segunda-feira, 9 de maio de 2011

Make up, parte I - dicas e truques


Uma boa maquiagem obviamente precisa de uma certa técnica (principalmente para coisas como o gatinho de delineador, correção de sobrancelha, entre outras coisas), mas, tão importante quanto saber fazer, são os truques que maquiadores profissionais ou não (e, a partir de agora, você também) usam e ensinam, que ajudam muito até a quem não tem tanta prática.


Não deixe de limpar os seus pincéis a cada 15 dias. Fazendo isso, você não corre o risco de misturar as cores dos produtos e evita que acumulem sujeiras (que criam fungos, eca!). O ideal é ter um estojo para guardá-los. Lave com shampoo e condicionador e deixe secar bem (ou use lencinhos umedecidos para limpá-los, caso você não tenha tempo de deixá-los secar).

Base + creme hidratante para um efeito aveludado. Com essa combinação, dá para criar um efeito mais "natural". Misture na mão mesmo um pouco de base com um creme hidratante (eu misturo com protetor solar hidratante e o efeito fica bom do mesmo jeito) e espalhe no rosto em movimentos circulares, finalizando com blush e gloss ou hidratante labial.


Use chá de camomila para aliviar as olheiras. Se elas estiverem muito marcadas, faça uma compressa de chá de camomila: coloque uma xícara de água com dois saquinhos de chá. Espere esfriar, molhe um algodão no chá e deixe-o em cima dos olhos por 20 minutos e depois passe o corretivo normalmente.

• Sem cara manchada e bolinhas de rímel. Para não borrar a pálpebra, é só encostar uma colher de café nela enquanto passa o rímel. Para se livrar das bolinhas que, às vezes, ficam nos cílios, basta torcê-los delicadamente para que elas se desgrudem.

• Combinando as cores. O blush não precisa ser da mesma cor do batom, mas deve seguir o mesmo tom. Não fica nada legal usar um batom rosa cor de chiclete com um blush alaranjado. Aí entra o bom-senso: pra um batom rosa, use um blush rosa clarinho pra um make mais delicadinho ou um rosa queimado pra quebrar o tom do batom...



• Adeus ao olho de panda. Para passar sombra preta, tem duas formas de passar sem borrar. Uma delas é com o papel higiênico, posicioná-lo bem certinho no canto externo do olho de acordo com onde você quer que "acabe" a sombra e passá-la. Outra forma é grudar um pedacinho de durex (o que eu prefiro) no canto externo, mas cuidado na hora de tirar pra não machucar.

• Maquiagem de acordo com seus olhos. Se você tem olhos separados, evite passar bastante sombra nos cantos externos dos olhos e puxá-los para fora e traços de delineador estilo gatinha. Se forem muito grandes, evite passar sombras claras em toda a pálpebra (monocromático), principalmente embaixo do arco da sobrancelha. Se forem muito pequenos, nada de cores escuras chapadas, se for uma preta, aplique na pálpebra móvel e esfume. Use o que você gosta, mas de forma que combine com você.


 • Como fixar sombras de glitter. Se você não tem um fixador de sombras (paguei R$12 no meu, da Contém 1g), basta passar um pouquinho de gloss na pálpebra móvel e aplicar o glitter normalmente com um cotonete, um pincel ou o dedo sobre o gloss. 

• Como disfarçar pontos fracos e realçar os fortes com blush. Dá para fazer isso de acordo com o formato do seu rosto.
Oval: concentre o blush nas maçãs do rosto. Passe em círculos e espalhe um pouco do produto nas mãos.
Coração: aplique um pouco abaixo das maçãs, com movimentos em vaivém.
Quadrado: aplique nas maçãs do rosto, mas com movimento na diagonal (não arredondado).
Redondo: comece aplicando pouco depois das maçãs do resto, fazendo um traço em direção ao côncavo.



Bom, ainda tem várias outras dicas, mas não quero fazer um post imeeenso, esse aqui já está grande o suficiente... mas essa é só a "Parte I"! :)

Um comentário:

  1. Parabéns brubs suas dicas são otimas , acredito q ajudaram muitas meninas na hora de fazer o make ;D

    ResponderExcluir